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A P-58 (navio MT Welsh Venture), que será convertido em casco da plataforma, está vindo de Cingapura para Rio Grande. A chegada ao Município está prevista para o período entre os dias 16 e 20 deste mês, o que dependerá das condições climáticas. A P-58 será construída pela Queiroz Galvão em Rio Grande, em uma área ao lado do canteiro de obras da Quip S/A, na ponta Sul do Porto Novo.
Segundo o capitão dos portos, Sérgio Vasconcelos, a passagem da embarcação pelo canal de acesso ao porto rio-grandino é uma manobra especial, considerando tratar-se de um navio grande e que ele terá que passar por baixo da antiga linha aérea de transmissão de energia elétrica para São José do Norte, que ainda não foi removida. O Welsh Venture tem 330 metros de comprimento, 56 metros de largura e 56 metros de altura. Para o ingresso da embarcação no porto, o plano tem que estar aprovado pela Capitania. Em Cingapura, a embarcação recebeu obras de casco, que dependem de dique seco, mas sua conversão em casco da P-58 ocorrerá em Rio Grande.
O navio, já batizado como Petrobras 58, vem navegando com propulsão própria. Na área da Queiroz Galvão, no Porto Novo, além da realização da conversão, serão construídos dois módulos de geração, o módulo elétrico e feita a integração de todos os módulos no casco. Há outros módulos que serão feitos no Rio de Janeiro – em Niterói e Itaguai. A P-58 será uma plataforma do tipo FPSO (sigla em inglês para plataforma flutuante que produz, processa, armazena e escoa petróleo), que será instalada no norte do Parque das Baleias, no Espírito Santo.
A previsão é de que esta plataforma saia de Rio Grande, com destino a área em que será instalada, em junho de 2013.
Noticia baseado na reportagem de Carmem Ziebell, publicado no Jornal Agora.
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