Você está em: Home » Notícias » SEGURANÇA MARÍTIMA! ⚓ Novo comando...

SEGURANÇA MARÍTIMA! ⚓ Novo comando da Capitania dos Portos recebe Comissão da Câmara de Vereadores!

A Comissão Especial da Câmara de Vereadores sobre os assuntos portuários, presidida pelo Vereador Edson Lopes - Edinho e composta ainda pelos vereadores André Moraes de Sá e Felipe Branco, esteve reunida na tarde de hoje (21) na sede da Capitania dos Portos.

A intenção foi apresentar a pauta de reivindicações do Sindicato dos Marítimos do Rio Grande/RS e São José do Norte/RS que alegam uma redução significativa no número de tripulantes dos rebocadores, colocando em risco a segurança da navegação nos canal de acesso aos terminais portuários.

Segundo a Capitania a pauta será encaminhada para o Departamento de Portos e Costas (DPC). Outro encaminhamento desta reunião foi a sugestão, proposta pela Comissão, de criar uma Câmara Temática de Assuntos Operacionais do Porto, envolvendo diversas instituições ligadas ao setor.

SOBRE AS REVINDICAÇÕES 🔍
Estas reuniões buscam trazer uma solução para os problemas enfrentados pela categoria marítima, que vem sofrendo cortes no número de tripulantes dos rebocadores. A medida gera sobrecarga e uma jornada de trabalho excessiva, colocando em risco a segurança da navegação portuária.

O tema foi discuto em uma audiência pública na Câmara de Vereadores no mês de junho de 2018 e teve como encaminhamento a criação desta comissão especial.